terça-feira, 17 de março de 2015

CAMINHADA SUBIDA A SERRA DE ITAPETINGA

Domingo - 24 de Maio- 2015 – Bom Jesus dos Perdões - SP.

Em meio às comemorações do aniversário de 310 anos da cidade de Bom Jesus dos Perdões realizaremos uma ótima caminhada, que proporcionara desfrutar um pouquinho das belezas naturais do Parque Estadual do Itapetinga, chegando a 1300 metros de altitude no alto da Pedra do Coração teremos uma visão de toda a cidade e também das Serras da Cantareira e Itaberaba.
Em meio às comemorações do aniversário de 310 anos da cidade de Bom Jesus dos Perdões realizaremos uma ótima caminhada, que proporcionara desfrutar um pouquinho das belezas naturais do Parque Estadual do Itapetinga, chegando a 1300 metros de altitude no alto da Pedra do Coração teremos uma visão de toda a cidade e também das Serras da Cantareira e Itaberaba.


A CIDADE DE BOM JESUS DOS PERDÕES

A SERRA DO ITAPETINGA

A ATIVIDADE

O PERCURSO E O GRAU DE DIFICULDADE

CRONOGRAMA

RISCOS DA ATIVIDADE

RECOMENDAÇÕES

CONDUTA DOS PARTICIPANTES

O QUE LEVAR

ALIMENTAÇÃO

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

CUSTO POR PESSOA E INSCRIÇÕES

REGRA DE SUSPENSÃO, ADIAMENTO, NÃO COMPARECIMENTO E
DIREITO DE IMAGEM

INFORMAÇÕES


A CIDADE DE BOM JESUS DOS PERDÕES
Município fundado em 22 de maio de 1705 (309 anos), por Bárbara Cardoso de Almeida, paulistana, filha de Mathias Cardoso de Almeida e Isabel Furtado. Seu filho frei Mathias Lopes é fundador de Nazaré Paulista.
A região integra o ciclo das bandeiras que partiam de São Paulo com destino aos sertões brasileiros a procura de riquezas minerais, principalmente esmeraldas e outras pedras preciosas. Fernão Dias Paes Leme, em sua última "bandeira", deixou naquela região sua prima, Bárbara Cardoso, que estabeleceu-se no local, dando início ao povoado do qual se originaram duas cidades-irmãs: Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista. Ela foi responsável pela construção de uma capela, que deu origem ao atual Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões, um templo religioso católico, em estilo barroco mineiro, que no início do século 19 foi reformado pelos discípulos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Em 1913, a capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões foi elevada a Santuário Arquiepiscopal, hoje, um centro religioso que recebe anualmente a visita de milhares de turistas e devotos vindos de todas as partes do país.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_dos_Perdões.


A SERRA DO ITAPETINGA
O Parque Estadual do Itapetinga possui uma área associada a Serra do Itapetinga, consolidando um grande corredor ecológico e de biodiversidade que estabelece conexão ao Parque Estadual da Cantareira. Tal extensão atribui à região um formato de mosaico de Unidades de Conservação, cujo principal objetivo é a conservação e preservação dos recursos e serviços ambientais diretamente prestados pelo Bioma Mata Atlântica a sociedade.
O Parque Estadual do Itapetinga, juntamente com o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande e os Parques Estaduais da Cantareira e do Itaberaba fazem parte do Contínuo Cantareira, essas Unidades de Conservação de proteção integral abrigam alta diversidade de espécies da fauna e flora silvestres além de resguardarem as principais áreas de produção hídrica do setor norte e nordeste da região metropolitana de São Paulo.

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-itapetinga/sobre-o-parque/


A ATIVIDADE
Caminhada auto guiada em áreas naturais aonde os participantes desfrutaram das belezas do Parque Estadual Serra do Itaberaba, acompanhadas por condutores que darão todo o suporte aos participantes.


O PERCURSO E O GRAU DE DIFICULDADE
ü  Médio para pesado aproximadamente 3 a 4 horas de caminhada.
ü  9km em ritmo moderado.
ü  Percurso em estradas rurais, trilhas e longas subidas variando de altitudes de 775 metros a 1165
Metros.







CRONOGRAMA
Dia do Evento: 24/05/2015 (domingo).

ü  Ponto de Encontro 1: (Centro da cidade) 6:45 hrs am
Em frente ao Portal da Cidade / Reta da igreja Santuário de Bom Jesus dos Perdões/Ao lado do posto de gasolina PO.
Rua:     R. M R dos Santos, Bom Jesus dos Perdões - São Paulo

ü  Ponto de Encontro 2: (Local de inicio da caminhada). 7:30 hrs am.
Estacionamento do Bar do Campo do Cruzeiro, localizado na Estrada da Cachoeirinha numero 3500. (Bom Jesus do Perdões-SP).

ü  Final da Atividade: 12h (pm).

ü  Finalizando a caminhada no mesmo local de início.


RISCOS DA ATIVIDADE
Como a atividade será realizada em um ambiente natural com trechos de mata há existência de riscos como tombo,s devido a trajetos irregulares e com barro e também a presença de animais como serpentes, aranhas e insetos.


RECOMENDAÇÕES
Não possuir restrições médicas para atividades aeróbicas que restrinjam a exaustão física e dificuldades de locomoção física.
No dia anterior beber muita água, evitar alimentos com gordura, bebidas alcoólicos e dormir bem.



CONDUTA DOS PARTICIPANTES
Deverão observar as recomendações de segurança do condutor responsável pela atividade e trazer todo o seu lixo de volta e encaminhar a local adequado.


O QUE LEVAR
Utilizar tênis confortáveis ou bota de caminhada, meias de algodão grossas, calça Sport ou bermuda, boné, repelente, protetor solar, mochila e papel higiênico.


ALIMENTAÇÃO
Necessário levar garrafinha de água, opcional isotônico, lanche (Pão integral, queijo barra de cereais, suco e castanhas) e evitar salgados fritos, chips e refrigerante.
Será fornecido água e frutas durante a atividade.



OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

POUSADA PÉ DA PEDRA
Endereço: Rua Paraguai, 435, Bom Jesus dos Perdões – SP.
Telefone: (11) 4012-4232 / 9 6865 4331


POUSADA SOL DA MONTANHA 
Endereço: Estrada da Cachoeirinha S/N, Bom Jesus dos Perdões – SP.
Telefone:(11) 9 9990 - 2464  



CUSTO POR PESSOA E INSCRIÇÕES
R$ 20,00 Serviços (Suporte durante a atividade e fornecimento de água e frutas durante o percurso).
Efetuar depósito: Banco Bradesco - Agencia 1977 - Conta Corrente 19556-1 para Rafael Henrique de Morais. CPF 299.177.288-30.
É imprescindível enviar e-mail de confirmação para turismodeaventuraeecoturismo@gmail.com
informando nome, telefone, idade, cidade onde reside e a cópia do comprovante de depósito até o dia 22 de maio.



Observação:
O local que deixaremos os carros é uma area particular e o dono do local solicitou o pagamento de R$ 5,00 por carro a ser pago no dia do evento, assim peço quem utilizar destá area favor reservar o valor para pagamento.
REGRA DE SUSPENSÃO, ADIAMENTO, NÃO COMPARECIMENTO E DIREITO DE IMAGEM
Cabe a organização do evento primando pela segurança dos participantes o direito de suspender e ou prorrogar o evento por motivos de segurança pública, vandalismo ou motivos de força maior, caso eventualmente ocorra todos serão informados sobre o cancelamento e o reagendamento no melhor tempo possível.
Poderá o participante inscrito desistir da participação ou transferir sua inscrição através de uma notificação via o e-mail turismodeaventuraeecoturismo@gmail.com, até a data limite de 21 de maio de 2015, desta forma não haverá ônus para o mesmo. Caso a desistência ocorra após esta data o dinheiro da inscrição não será devolvido.
Os participantes da caminhada estão incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à caminhada sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos, aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data.


Telefone: 11 9 8275 2580


Nenhum comentário:

Postar um comentário